>

07 abril 2015

Um Voo Inesquecível, 15 Anos Depois!

   
      Faz quinze anos que um acidente quase me tirou a vida.

      Por considerar que ele poderia ter sido evitado; por eu estar aqui para narrá-lo; e sobretudo por estar feliz e agradecido a Deus por este privilégio, relembro hoje,  o dia em que decolei para realizar o voo mais infeliz  da minha vida!

                          ÚLTIMO VOO, AMARGAS LEMBRANÇAS!


    Esta é a história real de um acidente!  O Meu Acidente!


    Por mais de 10 anos passei por único culpado pelo ocorrido. Até pode ser.
    Sempre que acontece um acidente ou catástrofe, afirmamos que isso aconteceu por uma somatória de sucessivos erros, cujo desfecho deu no que deu! As pessoas envolvidas no episódio, são reais.

   No dia 8 de Abril de 2000, por volta das 12:00 horas, sofri um acidente no Aeroporto de Atibaia quando eu testava um trike confeccionado pelo Uraci e recém adquirido pelo Ernesto. 

   Como sempre ajudei e ensinei alguns amigos 
tanto no voo livre, como em trike, não recusei o pedido do Ernesto, para testar o equipamento.


Itatiba 1990
    Entretanto, não sabia que o Uraci  havia realizado profundas modificações naquele trike, que  comprometeram drasticamente o seu desempenho em voo... Desconfigurou todo o aparelho que eu já havia voado alguns anos antes.

   Mudou o Centro de Gravidade (CG), fixando o trike muito avançado na quilha da asa, deixando-o demasiadamente "picado". Embutiu os floaters dentro da vela da asa- Comet-, curvando para baixo, os bordos de fuga nas extremidades, que só em voo se percebia!

  Ao rolar na pista,  foram necessárias velocidade e potência máximas do motor para a decolagem!  Ao deixar o solo, em estol total, mal consegui altura suficiente para sobrevoar os hangares.

  Permaneci voando com extrema dificuldade no setor indicado para ultraleves, sobre a Rodovia Fernão Dias, mantendo potência plena no motor.  Qualquer tentativa de redução, a asa entrava num mergulho vertiginoso!  Penosamente, procurei manter o voo no setor, aguardando uma chance de pista livre para tentar por fim àquele pesadelo!

  Voava a uma velocidade acima de qualquer trike que eu já havia pilotado. Após alguns minutos, naquelas circunstâncias, uma eternidade - tendo cessado o movimento de aviões - voei em direção à cabeceira da pista.


Nata-RN 1988.
     Na reta final, com vento de proa - ao tentar uma pequena redução na potência - um afundamento incontrolável ocorreu!  Avistando  a cabeceira da pista acima da linha do horizonte, voltei à potência máxima do motor. O aparelho já não obedecia a nenhum comando! Ganhei um pouco de altura - o suficiente para tocar o bordo da pista - porém,  ele derivava para a esquerda, rápido e incontrolável!

   Todos os comandos pra sair daquela situação foram inúteis!  Só me lembro de ter visto a ponta esquerda da asa indo de encontro ao barranco! 


Porto Seguro-BA 1988.
     Senti uma pancada forte no lado esquerdo da cabeça! 

    Me vi em seguida deitado sem o capacete olhando o céu azul. Tentei mexer meus braços e pernas, mas não consegui; respirava com grande dificuldade! 

   Conclui que tinha lesionado a coluna cervical em níveis muito altos!

   A partir daquele momento, a minha luta era pela vida! 


Itatiba-SP 1991.
     O resgate chegou rápido. Eu estava consciente!

    Na UTI de um hospital em Atibaia -  recebia os cuidados de emergência - enquanto  aguardava remoção para outro hospital na cidade de Campinas!  Continuava com muita dificuldade para respirar!  Naquele momento, para o Sr Newton - Administrador do Aeroporto - a preocupação era com os problemas que o acidente poderia causar ao Aeroclube (Intervenção do D A C ).  Ao meu ouvido, insistiu para que declarasse à Polícia  que eu havia confeccionado o aparelho - que era o proprietário; que assumisse  total responsabilidade pelo ocorrido. Assumi.

    Vivi tempos difíceis nos anos que se seguiram!  Mas, com a ajuda da minha honrada família, em nenhum momento desisti de lutar!

    Hoje sou um portador de necessidades especiais vivendo como sempre vivi: intensamente, limitado apenas  pela tetraparestesia espástica com lesão medular em C3/C4. 

    Cada dia vivido é como um presente Divino!

Ubatuba-SP - 1991.
      Ainda hoje, não encontrei uma resposta  aceitável para esta pergunta:
      Como um principiante em voo motorizado - sem nenhuma formação em aeronáutica e com um conhecimento pífio  em aerodinâmica - se acha competente para realizar consideráveis modificações estruturais e de design  numa aeronave, comprometendo radicalmente a segurança do voo?  Some-se a isso, a irresponsabilidade de vender o aparelho sem antes testá-lo pessoalmente, ou alertar o comprador sobre as mudanças!    

      Enfim, reconheço que mesmo com uma experiência de doze anos voando trike - somados a mais onze de voo livre em asa delta - cometi imperdoáveis erros, ou pecados:
     Excesso de voluntariedade;
     Confiabilidade exagerada;
     Cordialidade isenta de malícia...
      
     Publicado anteriormente aqui em 11 de junho de 2013.
Comentários
23 Comentários

23 comentários :

  1. Olá Vitor!


    Fiquei lendo tua história e sentindo a tua aflição, ao perceber que o aparelho já não obedecia a nenhum comando teu, e sair daquela situação era impossível... Deve ser muito assustador não poder fazer nada diante de fatos como esse, se sentir impotente sem opção para mudar a aquela situação. Realmente trágico e muito triste.

    Tenho muito medo de altura, avião eu pago pra não viajar, embora já eu viajasse algumas vezes por precisão, mas sempre achando que algo poderia acontecer. Sou cautelosa em relação à altura. Muitas das vezes passamos por coisas, talvez (erramos) ou achando que errando, e estamos sempre martelando a mesma pergunta o por quê disso, o porque daquilo. Muitas vezes não obtemos as respostas que tanto desejamos passe o tempo que for.

    O que importa é que você nasceu de novo, e tua família esteve ao teu lado te dando força. O Criador te deu um grande presente. Uma nova oportunidade de vida, mesmo com suas limitações. Uma história linda de superação e com muita benção divina. Deus tem Benção sem medida pra ti.
    Tu és grandioso para o Criador.

    Um abraço e ótima semana!
    Smareis

    ResponderExcluir
  2. Olá Vítor!
    Vi que você é novo aqui e que não fez nenhum comentário...Mas, enfim, li sua longa história...você nasceu de novo.
    Parabéns!
    Que Deus o ilumine.
    Estael
    www.atelieprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vitorio!
    Eu sempre penso "Poderia ser pior".
    A sua experiência é que lhe salvou a vida! Sim, as pessoas são irresponsáveis... Você quis ser prestativo e não quis perder a chance de voar. Isso está no sangue, como negar?
    Assumir o erro de outros foi uma atitude de proteção e amizade. Pena que as pessoas também são egoístas...
    Imagino tudo o que passou esses anos todos, mas é difícil estar na pele do outro e sentir todas as suas dores. Mas tenha a certeza de que nada acontece por acaso nessa vida.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Olá Samareis!
    Há momentos em nossa vida, que é necessário observar de fora, para tentar entender por que fui inocente demais com amizades aparentemente inofensivas!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Estael!
    Grato por sua presença a este simples blog! Seu comentário é meu estímulo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luma!
    Nada acontece por acaso mesmo!
    Agradeço a Deus, por ainda poder descrever em detalhes, esse acidente, quem felizmente não foi pior!
    Beijos1

    ResponderExcluir
  7. Vitor...
    É errando que aprendemos...
    Mas o preço as vezes é muito alto.
    É porque tu és bom demais,confiante,amigo e humano que caíste nessa de atender o teu "amigo" e acabastes caindo do céu...
    Tudo tem uma razão de ser,mesmo que não entendemos bem o por que de certas situações.
    Mas,o importante é que vencestes e que vistes que tens uma família e muita força em tua linda vida,mesmo com alguma dificuldade!
    Te admiro e respeito muito mais,depois que soube do acontecido...és valoroso e muito querido!
    Quando te vi hoje lá no meu cantinho,vi a força que tem meu pensamento...ksksksksksks...vou usá-lo em meu favor...ksksksksksks...
    Beijão,anjo caído do céu!!!!

    ResponderExcluir
  8. Voltei para dizer que fui ver no Google e extensão do teu problema...
    Homem...sabes o que é sentir vontade de bater,rebentar e rodar a baiana com essa pessoa que brincou com a tua vida????
    Se eu perdoaria???
    JAMAIS...deixaria isso para DEUS.
    Vitor,como tu consegues ser tão calmo e entendedor com essa besta humana????
    NÃO ME CONFORMO e acho que lá no fundo do teu ser também não te conformas...mas, se eu estiver errada, então deves ser um anjo mesmo e nem sei como podes me suportar do jeito que sou.
    Vitor...Vitor...Vitor...estou inconformada,revoltada...e te vejo ENORME DE GRANDE e no fundo, queria ter a tua capacidade e de ser COMO TU ÉS!!!!!
    Beijão...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Crista!
    Já passei por essa fase da revolta. Demorei um pouco até entender que eu precisava descobrir quem sempre foi amigo, quem sempre me amou de verdade e acima de tudo, quem ainda suporta ver minhas dificuldades e ainda assim, me colocar no alto e rir comigo dos meus erros. Creio que só assim, é possível perdoar, esquecer, jamais! O mais irônico dessa história, é que o "amigo" que provocou a minha queda, foi um dos que eu ensinei a voar, ou seja, a deixar o chão, literalmente!
    Isso dói muito mais, que as minhas cicatrizes e sequelas!
    Beijos e bom Domingo!

    ResponderExcluir
  10. Que hermoso seria poder volar como los pájaros..que libertad!!

    Me encanta cuando voy a mi tierra y los veo saltar desde las montañas y me quedo embobada observandoles,,,Hay que tenerlos para hacer esto y no tener miedo..

    Con cariño y admiración
    Victoria

    ResponderExcluir
  11. Hola, Victoria!
    La libertad que sentimos este tipo de vuelo, lo que realmente es indescriptible!
    Besos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Vitor, tudo bem?
    Passei por aqui e gostei muito de seu blog; agora sou sua seguidora.
    Gostaria de sugerir para que conhecesse meus blogs:
    Nupsea - http://exerciciosdependentesquimicosedepress.blogspot.com.br
    Fitness -http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com.br/.
    Louvor a Deus- http://jesuscristoemminhavida.blogspot.com.br/
    Seria ótimo receber sua visita. Caso goste teremos grande satisfação em tê-lo como nosso seguidor.
    Parabéns pelo sucesso com seu blog.
    Bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  13. Agradecimentos
    Obrigada por me seguir.
    Volte sempre!
    Abs
    Eliane

    ResponderExcluir
  14. Eres muy afortunado, Vitor, la vida te dio otra oportunidad.
    Me alegro por ti, disfrútala.
    Muchos abrazos.

    ResponderExcluir
  15. Sí, Marga, creo que soy muy afortunado de estar vivo!
    Muchas gracias y abrazos fuertes!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Vitor um voo q não pode esquecer. Mas graças a Deus vc está vivo e sabe reconhecer a mão de Deus. Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Victor te deseo que tengas una hermosa semana llena de ilusiones!!

    Con cariño Victoria

    ResponderExcluir
  18. Com certeza, Nal!
    A alegria de estar vivo é inexplicável.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Um acidente incrível que alterou drasticamente a tua vida mas não te derrotou nem te fez desistir de fazer tudo o que gostas. Muito bem amigo, gosto muito de pessoas assim que nada as demove dos seus objectivos. Um grande abraço Vitor.

    ResponderExcluir
  20. Pois é isso mesmo, Twoefes, enquanto for possível, continuarei vivendo sem medo. Creio que o pior já passou.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. A descrição é assustadora e demonstra uma coragem incrível e admirável.

    ResponderExcluir
  22. A vida é maravilhosa quando buscamos viver esta natureza e quando deixamos o espírito voar..


    Cristal

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece sobremaneira o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...