Faz quinze anos que um acidente quase me tirou a vida.
Por considerar que ele poderia ter sido evitado; por eu estar aqui para narrá-lo; e sobretudo por estar feliz e agradecido a Deus por este privilégio, relembro hoje, o dia em que decolei para realizar o voo mais infeliz da minha vida!
ÚLTIMO VOO, AMARGAS LEMBRANÇAS!
Esta é a história real de um acidente! O Meu Acidente!
Por mais de 10 anos passei por único culpado pelo ocorrido. Até pode ser.
No dia 8 de Abril de 2000, por volta das 12:00 horas, sofri um acidente no Aeroporto de Atibaia quando eu testava um trike confeccionado pelo Uraci e recém adquirido pelo Ernesto.
Como sempre ajudei e ensinei alguns amigos
tanto no voo livre, como em trike, não recusei o pedido do Ernesto, para testar o equipamento.
![]() |
Itatiba 1990 |
Mudou o Centro de Gravidade (CG), fixando o trike muito avançado na quilha da asa, deixando-o demasiadamente "picado". Embutiu os floaters dentro da vela da asa- Comet-, curvando para baixo, os bordos de fuga nas extremidades, que só em voo se percebia!
Ao rolar na pista, foram necessárias velocidade e potência máximas do motor para a decolagem! Ao deixar o solo, em estol total, mal consegui altura suficiente para sobrevoar os hangares.
Voava a uma velocidade acima de qualquer trike que eu já havia pilotado. Após alguns minutos, naquelas circunstâncias, uma eternidade - tendo cessado o movimento de aviões - voei em direção à cabeceira da pista.
![]() |
Nata-RN 1988. |
![]() |
Porto Seguro-BA 1988. |
![]() |
Itatiba-SP 1991. |
Na UTI de um hospital em Atibaia - recebia os cuidados de emergência - enquanto aguardava remoção para outro hospital na cidade de Campinas! Continuava com muita dificuldade para respirar! Naquele momento, para o Sr Newton - Administrador do Aeroporto - a preocupação era com os problemas que o acidente poderia causar ao Aeroclube (Intervenção do D A C ). Ao meu ouvido, insistiu para que declarasse à Polícia que eu havia confeccionado o aparelho - que era o proprietário; que assumisse total responsabilidade pelo ocorrido. Assumi.
Hoje sou um portador de necessidades especiais vivendo como sempre vivi: intensamente, limitado apenas pela tetraparestesia espástica com lesão medular em C3/C4.
![]() |
Ubatuba-SP - 1991. |
Olá Vitor!
ResponderExcluirFiquei lendo tua história e sentindo a tua aflição, ao perceber que o aparelho já não obedecia a nenhum comando teu, e sair daquela situação era impossível... Deve ser muito assustador não poder fazer nada diante de fatos como esse, se sentir impotente sem opção para mudar a aquela situação. Realmente trágico e muito triste.
Tenho muito medo de altura, avião eu pago pra não viajar, embora já eu viajasse algumas vezes por precisão, mas sempre achando que algo poderia acontecer. Sou cautelosa em relação à altura. Muitas das vezes passamos por coisas, talvez (erramos) ou achando que errando, e estamos sempre martelando a mesma pergunta o por quê disso, o porque daquilo. Muitas vezes não obtemos as respostas que tanto desejamos passe o tempo que for.
O que importa é que você nasceu de novo, e tua família esteve ao teu lado te dando força. O Criador te deu um grande presente. Uma nova oportunidade de vida, mesmo com suas limitações. Uma história linda de superação e com muita benção divina. Deus tem Benção sem medida pra ti.
Tu és grandioso para o Criador.
Um abraço e ótima semana!
Smareis
Olá Vítor!
ResponderExcluirVi que você é novo aqui e que não fez nenhum comentário...Mas, enfim, li sua longa história...você nasceu de novo.
Parabéns!
Que Deus o ilumine.
Estael
www.atelieprovence.blogspot.com.br
Oi, Vitorio!
ResponderExcluirEu sempre penso "Poderia ser pior".
A sua experiência é que lhe salvou a vida! Sim, as pessoas são irresponsáveis... Você quis ser prestativo e não quis perder a chance de voar. Isso está no sangue, como negar?
Assumir o erro de outros foi uma atitude de proteção e amizade. Pena que as pessoas também são egoístas...
Imagino tudo o que passou esses anos todos, mas é difícil estar na pele do outro e sentir todas as suas dores. Mas tenha a certeza de que nada acontece por acaso nessa vida.
Beijus,
Olá Samareis!
ResponderExcluirHá momentos em nossa vida, que é necessário observar de fora, para tentar entender por que fui inocente demais com amizades aparentemente inofensivas!
Grande abraço!
Olá, Estael!
ResponderExcluirGrato por sua presença a este simples blog! Seu comentário é meu estímulo!
Abraços!
Oi, Luma!
ResponderExcluirNada acontece por acaso mesmo!
Agradeço a Deus, por ainda poder descrever em detalhes, esse acidente, quem felizmente não foi pior!
Beijos1
Vitor...
ResponderExcluirÉ errando que aprendemos...
Mas o preço as vezes é muito alto.
É porque tu és bom demais,confiante,amigo e humano que caíste nessa de atender o teu "amigo" e acabastes caindo do céu...
Tudo tem uma razão de ser,mesmo que não entendemos bem o por que de certas situações.
Mas,o importante é que vencestes e que vistes que tens uma família e muita força em tua linda vida,mesmo com alguma dificuldade!
Te admiro e respeito muito mais,depois que soube do acontecido...és valoroso e muito querido!
Quando te vi hoje lá no meu cantinho,vi a força que tem meu pensamento...ksksksksksks...vou usá-lo em meu favor...ksksksksksks...
Beijão,anjo caído do céu!!!!
Voltei para dizer que fui ver no Google e extensão do teu problema...
ResponderExcluirHomem...sabes o que é sentir vontade de bater,rebentar e rodar a baiana com essa pessoa que brincou com a tua vida????
Se eu perdoaria???
JAMAIS...deixaria isso para DEUS.
Vitor,como tu consegues ser tão calmo e entendedor com essa besta humana????
NÃO ME CONFORMO e acho que lá no fundo do teu ser também não te conformas...mas, se eu estiver errada, então deves ser um anjo mesmo e nem sei como podes me suportar do jeito que sou.
Vitor...Vitor...Vitor...estou inconformada,revoltada...e te vejo ENORME DE GRANDE e no fundo, queria ter a tua capacidade e de ser COMO TU ÉS!!!!!
Beijão...
Oi, Crista!
ResponderExcluirJá passei por essa fase da revolta. Demorei um pouco até entender que eu precisava descobrir quem sempre foi amigo, quem sempre me amou de verdade e acima de tudo, quem ainda suporta ver minhas dificuldades e ainda assim, me colocar no alto e rir comigo dos meus erros. Creio que só assim, é possível perdoar, esquecer, jamais! O mais irônico dessa história, é que o "amigo" que provocou a minha queda, foi um dos que eu ensinei a voar, ou seja, a deixar o chão, literalmente!
Isso dói muito mais, que as minhas cicatrizes e sequelas!
Beijos e bom Domingo!
Que hermoso seria poder volar como los pájaros..que libertad!!
ResponderExcluirMe encanta cuando voy a mi tierra y los veo saltar desde las montañas y me quedo embobada observandoles,,,Hay que tenerlos para hacer esto y no tener miedo..
Con cariño y admiración
Victoria
Hola, Victoria!
ResponderExcluirLa libertad que sentimos este tipo de vuelo, lo que realmente es indescriptible!
Besos!
Olá Vitor, tudo bem?
ResponderExcluirPassei por aqui e gostei muito de seu blog; agora sou sua seguidora.
Gostaria de sugerir para que conhecesse meus blogs:
Nupsea - http://exerciciosdependentesquimicosedepress.blogspot.com.br
Fitness -http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com.br/.
Louvor a Deus- http://jesuscristoemminhavida.blogspot.com.br/
Seria ótimo receber sua visita. Caso goste teremos grande satisfação em tê-lo como nosso seguidor.
Parabéns pelo sucesso com seu blog.
Bjs
Eliane
Agradecimentos
ResponderExcluirObrigada por me seguir.
Volte sempre!
Abs
Eliane
Eres muy afortunado, Vitor, la vida te dio otra oportunidad.
ResponderExcluirMe alegro por ti, disfrútala.
Muchos abrazos.
Sí, Marga, creo que soy muy afortunado de estar vivo!
ResponderExcluirMuchas gracias y abrazos fuertes!
Oi, Vitor um voo q não pode esquecer. Mas graças a Deus vc está vivo e sabe reconhecer a mão de Deus. Um abraço
ResponderExcluirVictor te deseo que tengas una hermosa semana llena de ilusiones!!
ResponderExcluirCon cariño Victoria
Com certeza, Nal!
ResponderExcluirA alegria de estar vivo é inexplicável.
Abraços!
Um acidente incrível que alterou drasticamente a tua vida mas não te derrotou nem te fez desistir de fazer tudo o que gostas. Muito bem amigo, gosto muito de pessoas assim que nada as demove dos seus objectivos. Um grande abraço Vitor.
ResponderExcluirPois é isso mesmo, Twoefes, enquanto for possível, continuarei vivendo sem medo. Creio que o pior já passou.
ResponderExcluirAbraço!
A descrição é assustadora e demonstra uma coragem incrível e admirável.
ResponderExcluirConcordo contigo, Redonda!
ResponderExcluirA vida é maravilhosa quando buscamos viver esta natureza e quando deixamos o espírito voar..
ResponderExcluirCristal