>

30 setembro 2013

Difícil Começo!

O francês Stephan Segonzac - Rio de Janeiro 1974. 
    Em 1974 o Brasil via, perplexo, pela TV, os chamados "homens-pássaros" sobrevoarem espetacularmente a cidade do Rio de Janeiro!  Assim como muitos, fiquei também fascinado com aqueles extraordinários franceses, que em seguida voaram sobre diversas cidades do país!




   Eu residia então na cidade de Araraquara, onde cursava o penúltimo ano de Odontologia.

   Com meus familiares residindo no Vale do Paraíba, frequentemente eu transitava pela Rodovia D.Pedro I que liga o Vale à Região de Campinas.  Ao passar por Atibaia, é impossível não ver a Pedra Grande e ao vê-la, o ideal de um dia voar como os homens-pássaros, mantinha inabalável o meu sonho!  Assim, ao me formar, vim residir bem próximo de Atibaia.

    No final do ano de 1976, ao passar pela praia do Pepino no Rio, assisti ao vivo:  uma asa delta com raios desenhados na vela, voava de um lado para outro sobre São Conrado.  Mais tarde descobri que era pilotada por André Sansoldo - um dos pioneiros.

    Em Janeiro de 1977, com uma asa e apostila adquiridas do Claudio Duvivier, comecei meus difíceis passos na tentativa de voar!  Sem a ajuda de um instrutor, além de perigoso, eu não estava progredindo...

O difícil começo!

    Descobri então em São Paulo, um instrutor recém chegado dos EUA - Lineu Vitale.  Com as suas aulas, as dificuldades diminuíram.  Mas, o progresso maior de meu aprendizado veio com a especial ajuda de um amigo mais experiente, Zeca Trench, de Campinas.  Por muitos anos, foi meu companheiro de voo.  Em seguida Roberto Cantusio também de Campinas, fez parte de muitas expedições que conosco, buscávamos novos locais de voo!

São Pedro - SP
   Das buscas resultaram descobertas de sítios de voo com grande potencial, como:  Extrema em Minas Gerais;  Águas da Prata, São Pedro, Corumbataí e Charqueada no estado de São Paulo.
Águas da  Prata - SP 
Corumbatai - SP
Charqueada - SP

Extrema - MG

   Nosso local preferido sempre fora Atibaia, onde em 1979 fundamos o Clube Atibaiense de Voo Livre.  Também em Dezembro daquele ano, voei em São Conrado, no Rio de Janeiro (Berço do Voo Livre no Brasil) - um sonho acalentado por vários anos!

   Nos anos 80, o Voo Livre já estava sendo praticado  em diversas regiões do país!

   Ainda hoje, a Pedra Grande de Atibaia tem sido um dos melhores sítios de voo livre do mundo!


    Voadores dos anos 70, agora cruzam os céus de Atibaia em suas moderníssimas asas, bem mais eficientes que as de outrora.  Contam com  o respeito dos mais jovens que os chamam carinhosamente de  "DINOSSAUROS VOADORES"!

                 OS MODERNOS VOADORES EM CAMPEONATOS MUNDIAIS.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. VITORNANI,

    que postagem deliciosa e ouso dizer que, a nostalgia, baixou em nós .
    (rsrs)

    Nostalgia santa e muito bem vinda.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o que torna especial esta postagem. Enriquece sobremaneira o conteúdo!
Lembrando Saint Éxupery:"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
Obrigado pela visita!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...