Às vezes, sou surpreendido com uma agradável notícia! Recentemente, uma amiga muito admirada na Blogosfera, citou meu nome num comentário sobre um interessante assunto, que motivou este post.
![]() |
Ponte Hercílio Luz - Florianópolis - SC - Brasil. |
Por muitos anos seguidos, quase sempre no final do ano ou no Carnaval, em companhia da minha esposa e filhos, viajávamos para Florianópolis, de onde, só depois de quinze dias, voltávamos para casa. A cidade - Ilha da Magia - realmente faz jus ao título - pelos encantos e beleza de suas densas matas, suas serras imponentes, lagoas serenas, praias e dunas deslumbrantes - e o mais importante: a cortesia com que seus habitantes, principalmente, os humildes pescadores, recebem os visitantes!
Lá se pratica todo tipo de esporte em qualquer época do ano.
Mas é no Verão que a Ilha fica mais bonita e se ouvem sotaques de várias partes do país e do mundo!
Mirante da Lagoa da Conceição. |
![]() |
Barra da Lagoa |
Praia Mole. |
![]() |
Campeche. |
Música sugestiva
Hoje, depois de quase vinte anos - relembrando momentos que ficaram para sempre registrados na memória - descobri que lá no Campeche, relevantes e inesquecíveis fragmentos do passado, estão sendo agora resgatados:
" Trechos de O Acaso da História e a História do Acaso - A passagem dos pilotos da antiga Aéropostale pelo bairro do Campeche.
... A fim de tirar dos escombros uma página da história de Florianópolis, partimos dessa reflexão. Trata-se de retomar a passagem dos pilotos da antiga companhia de correio aéreo francesa, a Aéropostale (anos 1920), no Campeche. O bairro abriga - e por tarefa do acaso - o antigo casarão onde pilotos e mecânicos faziam refeições e dormiam entre uma viagem e outra...
...Entre eles, estaria Antoine de Saint-Exupéry, cujo nome levou à corruptela local "Zeperri". Um abrasileiramento ou pronúncia adaptada deixando no ar, de fato, uma presença ilustre que tiraria do prosaico - e definitivamente - a história do Campeche. São, pois, os relatos esparsos, as citações breves que se inserem no contexto das narrativas sobre a Aéropostale e propiciam o entendimento da mítica passagem desse piloto de talento literário, autor do Pequeno Príncipe. O caprichoso acaso o fez passar pelo Campeche..."
Por MÔNICA CRISTINA CORRÊA (Doutora em língua e literatura francesa pela USP e representante da Succession Saint-Éxupery em Santa Catarina).
![]() |
Casa dos pilotos que será transformada em memorial. |
Publicado simultaneamente no blog VITORNANI em 15/out/2013.
Vitornani,
ResponderExcluirUma experiencia deliciosa e inesquecivel.
Eu costumo recordar, algumas vezes, de uma viagem que fiz para o sul da Bahia. Eu tinha 20 anos e estava acompanhada de uma amiga. Nos divertimos mais por causa de tudo que jamais aceitaríamos se soubessemos que seria daquele jeito! E ainda hoje, ao falarmos a respeito, rimos muito.
Beijinhos
Eu também tenho muitas lembranças que ainda vou contar, quando fiz uma viagem de trinta dias até Natal-RN e voltei parando e voando de trike em cada capital. Em Porto Seguro acampei por uma semana! Maravilha! Beijos!
ResponderExcluir