![]() |
Itatiba - 1998. |
O trike acrescentou aos praticantes de voo livre uma opção a mais. O aprendizado para o piloto de asa delta requer adaptações de fácil assimilação, pois, os comandos de navegação do aparelho são sobejamente de seu conhecimento. Porém, nem de longe as sensação de voar livre - sem motor- pode ser comparada quando decolamos empurrados por uma hélice acoplada a um pesado motor. Quem já voava livre e optou pelo trike, foi certamente por recreação e para ter disponível, um aparelho que permite compartilhar mais facilmente o prazer de voar com amigos e familiares.
![]() |
Aeroporto de Pindamonhangaba - 1987 Meu primeiro trike (rodas de bike, motor Cuiuna e Asa Sensor 180).
Em 1986, pouco se conhecia de trikes no Brasil. Notícias chegavam timidamente do Rio de Janeiro, onde o saudoso Heckel Capucci colocava à venda seus primeiros aparelhos. Aqui em são Paulo, Luis Favero ainda testava seu protótipo sonhando com o sucesso que hoje alcançou sua indústria aeronáutica
. Conheci então, em Guaratinguetá, Agliberto Macedo - Piloto Privado que havia confeccionado o seu próprio trike, homologado junto ao DAC (Departamento de Aviação Civil) com matrícula já há alguns anos e muitas horas de voo - que se dispôs a construir o meu primeiro trike.
Embora exigente nos detalhes técnicos - minucioso no acabamento e com muita experiência em voo motorizado - o Macedo só não conseguia ensinar. Baseado na minha experiência, posso afirmar sem errar, que descobri sozinho como decolar, voar e pousar meu trike.
|
Aos poucos outros amigos que só se encontravam nas rampas dos morros, começaram a aderir àquela febre das "maquinetas voadoras".
![]() |
Praia da Fazenda - Ubatuba - 1987. |
![]() |
Praia do Estaleiro - Ubatuba - 1987. |
Com o crescimento da Ícaros, o voo de trike teve um impulso gigantesco, pois agregou-se a escola de pilotagem- com equipamento de duplo comando para instrução e habilitação reconhecida junto aos órgãos reguladores do voo - ao produto pronto para a aquisição do recém-formado!
VITORNANI,
ResponderExcluirvou lhe confidenciar uma frescura explicita de meu temperamento de macho(rs): Cara eu tenho um medo de altura, incurável.
Imagine eu fazendo um voo de trike!
Fala sério
Um abração carioca.
Tem que dominar o medo, Paulo! Coragem! Abraços!
ResponderExcluir