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02 maio 2013

Uma pequena homenagem ao saudoso amigo Gilles!


    Conheci o Gilles em 1977, quando eu ainda decolava de morrinhos. Foi numa reunião no escritório do Lineu Vitale em São Paulo, onde em companhia de pouco mais de uma dúzia de pilotos, dávamos início à criação de um Clube de Voo Livre.  O entusiasmo de todos, incluindo também o apoio  do amigo francês, cresceu e prosperou.



   Durante um Torneio em São Vicente, pude conhecê-lo melhor. Ele testou a primeira asa -Falcon cópia da Exo7 -  feita pelo Richard.

  O Torneio foi assistido por Oficiais da Força Aérea Brasileira, que de cima do morro ficavam maravilhados com as asas sobrevoando suas cabeças!

  Naquele dia,  pela primeira vez  consegui  permanecer voando por  mais de quinze minutos!  Parece pouco, mas nos tempos das "bacalhaus", era necessário um verdadeiro tufão  para se conseguir ficar no lift;  contei também com as instruções do amigo  Gilles com seu sotaque francês:  "Se a asa  não quiser obedecer, mete o pé no cabo inferior e vira ela pro mar".

Decolando em Atibaia com a Exo7 recém adquirida.
   Meses depois, quando eu resolvi passar para uma asa de maior performance,  o Richard me indicou a Exo7 do Gilles: era uma asa muito bem conservada e de cores bens alegres; estampava a capa da Revista Vol Libre - editada na França - que continha um artigo dedicado ao ilustre francês voando no Rio!  Decidi comprá-la.

    Ao entregar-me a asa atendendo a um convite dele, marcamos um voo em Atibaia, onde ele gostaria de voar com sua nova - Jet -  ao lado da sua antiga Exo7.

   Infelizmente jamais realizaríamos aquele voo!

   Passados alguns dias, num final de semana prolongado em Caraguatatuba, eu aguardava  a chegada do Yutaka,  para estrear  o Morro do Santo Antonio - que ele havia descoberto - mas que de lá,  ninguém ainda havia decolado; o receio de não chegar à  praia era  grande.  As melhores asas da época voavam em torno de 6 X 1!

Caraguatatuba vista do morro Santo Antonio.
   No Sábado daquele final de semana, o Yutaka chegara com a triste notícia do acidente fatal de que fora vítima meu amigo Gilles, na cidade de São Vicente!

São Vicente vista do morro do Vuturuá.
   Senti um frio percorrer minha coluna! Lembrei-me do que havíamos combinado!

 . O entusiasmo em inaugurar o morro de Caraguá  teria que ser adiado!  Pensei em desistir do esporte! Nosso ídolo havia morrido!

   Naquela noite  tomamos uma decisão:  No dia seguinte - Domingo - subiríamos o morro do Santo Antonio; armaríamos nossas asas e  em homenagem ao nosso amigo GILLES DE SAINT EXUPERY, decolaríamos pela primeira vez daquele local!   Era o mínimo que poderíamos fazer em memória do amigo que se fora!  Foi o que fizemos!

Inaugurando o morro do Santo Antonio.
    A cidade de Caraguatatuba vira  pela primeira vez, duas asas coloridas cruzarem os céus e pousarem na praia!

   O acontecimento foi noticiado nos jornais do Vale do Paraíba.


    Muitos anos já se passaram desde aquele triste e inesquecível final de semana!

    Quero deixar aqui um grande abraço ao seu irmão Hubert de Saint Exupery e de seu filho - também Gilles em homenagem ao seu tio - os quais acessaram  este humilde blog e o enobreceram  com suas presenças!  Obrigado Gilles! Obrigado Hubert!

   Creio que enquanto conservarmos as suas memórias, nosso amigo francês permanecerá vivo entre nós!

    Não é necessário uma vida inteira em companhia de uma pessoa, para que ela  se torne  um grande amigo; com o Gilles  foi assim!  Quem teve a oportunidade de conhecê-lo, certamente concordará comigo!

(Publicado originalmente no blog vitornani em 14/dez/2010).

    Obs: Se os amigos observarem a barra lateral deste blog, verão que estou adicionando fotos dos "Paraísos do Voo Livre" no Brasil e no mundo.  A maioria delas, foram pesquisadas na Internet.  Entretanto, se algum amigo quiser colaborar, enviando suas próprias fotos, ficarei agradecido. As fotos devem ter no mínimo as dimensões de 410 X 237. Os créditos da autoria serão respeitados.  Endereço E-mail vnanii2010.pedragrande@blogger.com. Obrigado!
   





Luma Rosa disse...
A paixão pelo esporte superou a ideia de desistência! E foi bastante corajoso!! Bonita homenagem ao amigo, parabéns!! As almas quando se afinam, não precisam de tempo!! ;)
Old Eagle disse...
Obrigado pelo excelente comentário, Luma! Gostei muito! Grande abraço.
Vitorio

Ton témoignage est très émouvant, comme l'est encore pour moi le souvenir de mon frère.
Peu après son accident j'ai moi même, par respect pour mes parents, arrêté de voler,j'ai revendu mon aile(une Hirondelle wills wing cylindro conique !!!). Mais la joie du vol était plus forte alors j'ai pratiqué le ballon a air chaud,puis le paraglidding...mais rien n'arrive au niveau de plaisir de pilotage et du vol en delta.
Un grand "Salut" aux pilotes anciens et nouveaux
Bon Vols

Hubert


Hubert.
Je suis aussi loin de ce sport magnifique, suite à un accident. Mais je ne peux pas m'empêcher de me rappeler les moments heureux que j'ai vécu dans le passé. Désolé tout, la perte de bons amis, mais nous ne pouvons pas oublier leurs contributions et de se souvenir de toujours devenir l'éternel, non?Merci pour votre commentaire.

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